O Teatro como ferramenta para a empregabilidade - Curso Intensivo

30-ABR-2021

O Teatro como ferramenta para a empregabilidade - Curso Intensivo

O Espaço t - Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária, está a divulgar as últimas inscrições para o curso ArtE - Arte e Empregabilidade, este curso dirigido a jovens com 18 até aos 29 anos, que se encontrem em situação de desemprego, decorrerá de 3 de maio a 18 de Junho(De segunda a sexta-feira das 9h00 às 14h00 na Rua do Cerco do Porto - Casa do Pinheiro Grande, no Porto). 

Este Curso , insere-se no âmbito do projecto Erasmus+ " ArtE - a Arte da Empregabilidade" e quer estabelecer uma abordagem inovadora para enfrentar a crise de desemprego juvenil da Europa Mediterrânea através da arte. Combina campos clássicos de formação em empreendedorismo com técnicas criativas de teatro.

Acreditamos que precisamos de uma abordagem artística para lidar com as questões sociais atuais.Criatividade, imaginação e inspiração são as principais habilidades para superar os obstáculos. A abordagem tem-se mostrado muito eficaz em trazer de volta ao trabalho desempregados de longa duração na Alemanha e em outras partes da Europa. Portanto, neste projeto, queremos usá-lo para capacitar os jovens desempregados da Europa Mediterrânea a encontrar empregos ou trabalho autónomo, onde os números reais ainda mostram uma necessidade premente de ação inovadora.

Por meio de uma experiência artística intensa e imersiva, os participantes desenvolvem-se pessoalmente e, ao mesmo tempo, serão guiados pela difícil transição para o trabalho de uma forma não tradicional e comprovadamente eficaz. Aparentemente sem relação com a difícil transição para a empregabilidade, esta experiência tem, na verdade, um impacto tangível nas competências e características necessárias para navegar com sucesso nessa transição. Ao trabalhar em tempo integral para encenar uma peça, os participantes partem numa jornada de autodescoberta e capacitação facilitada pela arte.


A lista completa de parceiros do projeto são: da Alemanha (PROJEKTFABRIK e SOZIALFORSCHUNGSSTELLE Sfs), Itália (VIVAIO e PATCHANKA), Espanha (UPSOCIAL) e Portugal (STONE SOUP- Espaço t) com conhecimentos especializados (arte, trabalho social, formação em empreendedorismo, pesquisa, avaliação, divulgação) estão envolvidos neste programa, onde pelo menos 5 projetos-piloto serão implementados.

Em Portugal, a Stone Soup Consulting fez uma parceria com o Espaco t para implementar o primeiro projeto piloto a nível nacional.

O Curso é gratuito! 


Ficha de Inscrição

  • Partilhar