Porto sem Diabetes

18-NOV-2020

O Dia Mundial da Diabetes, que se assinalou a 14 de novembro, tem como grande objetivo aumentar a consciencialização relativa à Diabetes.

Enquadrada nesta efeméride, a Câmara do Porto dinamiza, desde 2017, e entre os dias 14 e 30 de novembro, um conjunto de atividades com o objetivo de contribuir para um maior conhecimento e compreensão dos cidadãos relativamente a esta doença, bem como para a sua prevenção e deteção atempadas.

O número de pessoas com Diabetes tipo 2 tem vindo a aumentar em todo o mundo, atingindo atualmente cerca de 415 milhões de pessoas. Portugal é um dos países europeus com maior prevalência de Diabetes, que já afeta mais de 1 milhão de portugueses. As previsões apontam para que este valor continue a aumentar na quase totalidade dos países e que, nos próximos 20 anos, cerca de 642 milhões de pessoas possam vir a ter Diabetes.

São vários os fatores de risco para desenvolver Diabetes, a maioria modificáveis. Ao responder ao questionário FINDRISC® (Finnish Diabetes Risk Score), com apenas 8 questões simples, pode calcular o seu risco atual de desenvolver Diabetes nos próximos 10 anos, percebendo quais os fatores de risco que ainda poderá modificar. O preenchimento deste questionário leva apenas alguns minutos e é uma maneira rápida, fácil e confidencial de descobrir o seu risco de desenvolver Diabetes tipo 2.

Por favor, responda a todas as perguntas (AQUI) pois o resultado final será calculado apenas quando todas as perguntas forem respondidas. Obrigado.

  • Partilhar