União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos

Política de Qualidade e Reponsabilidade Social

A Junta de Freguesia das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, pretende fornecer um serviço com Qualidade à população da Freguesia, para o efeito apostando num elevado padrão de prestação dos seus Serviços Técnicos e Administrativos.

Para este efeito definem-se como linhas orientadoras do trabalho a desenvolver:

  • Assumir o Cidadão como principal destinatário de toda a nossa acção, procurando exceder as suas necessidades e expectativas relativamente ao Serviço por nós prestado; 
  • Encarar o trabalho em prol da Freguesia com espírito de Missão, com vista sempre à melhoria das condições de vida que nos rodeiam;
  • Promover um ambiente de trabalho saudável e seguro, no qual todos os Colaboradores se sintam realizados e unidos pela mesma força e vontade, sendo sempre o TODO maior do que a mera soma das partes;
  • Adoptar e sensibilizar a comunidade para as boas práticas ambientais, atuando no sentido da prevenção da poluição e de eficiente gestão dos recursos naturais;
  • Cumprir a legislação incluíndo os compromissos assumidos através de Acordos e Protocolos;
  • Apostar no desenvolvimento pessoal e profissional dos Colaboradores, com vista ao seu enriquecimento e à potenciação da promoção de um serviço de excelência;
  • Efetuar uma análise crítica permanente dos processos aplicados e dos serviços prestados, garantindo o envolvimento das partes interessadas, de modo a promover a sua melhoria contínua; 
  • Promover uma gestão atenta e eficaz dos recursos disponíveis, com vista à melhor intervenção da autarquia junto da comunidade; 
  • Respeitar os princípios de Responsabilidade Social assumidos, a Declaração Universal dos Direitos do Homem e outros documentos reconhecidos internacionalmente;
 
Este esforço, a cumprir por todos e a ser partilhado, será a nossa contribuição para o desenvolvimento da cidadania responsável ao serviço de uma gestão adequada dos objectivos e dos indicadores de desempenho em todos os processos relacionados com a Qualidade e Responsabilidade Social. 

Porto, 29 de Novembro de 2017



VALORES E PRINCÍPIOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Missão

Prestar um serviço de qualidade à população, numa ótica de satisfação das necessidades elementares e da melhoria das condições de vida dos seus fregueses. Estabelecer e executar parcerias e protocolos com as instituições locais, regionais e nacionais que concorram para a promoção, o bem-estar social e o desenvolvimento da Freguesia.

Visão

Maximizar e otimizar os fatores que potenciem de uma forma sustentada, a inclusão social e a melhoria das condições de vida da população da freguesia.

Valores

Compromisso com o cidadão
Valorização da componente humana
Rigor, integridade e transparência
Cidadania
Lealdade

Princípios da Responsabilidade Social

  • Cumprir a legislação e os regulamentos aplicáveis, assegurando sempre o respeito pelas convenções e declarações reconhecidas internacionalmente;
  • Zelar pelo meio ambiente através de uma atuação responsável, privilegiando a prevenção da poluição e uma eficaz gestão dos recursos naturais; 
  • Atuar de forma transparente, adotando o princípio da precaução reconhecendo o direito das partes interessadas em serem ouvidas;
  • Reconhecer os aspetos da responsabilidade social e integrar os mesmos no sistema de gestão e no processo de tomada de decisão;
  • Assegurar a responsabilização pelas ações e omissões da organização e prestação de contas pela sua conduta face às legítimas preocupações das partes interessadas;
  • Não utilização da Norma NP 4469-1 como fundamento para a redução dos níveis de desempenho em Responsabilidade Social já alcançados pela organização. 

Porto, 29 de Novembro de 2017

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