A Casa de Lordelo iniciou a sua atividade em 1974, no entanto, está integrada numa Associação de âmbito mais alargado - a Associação das Obras Sociais S. Vicente de Paulo. Aquando da sua fundação, o principal objetivo da Casa de Lordelo era apoiar a população idosa de Lordelo do Ouro, sendo que, à data, não existiam na freguesia quaisquer equipamentos ao nível das respostas sociais centro de dia e apoio domiciliário.

Atualmente, a Casa de Lordelo intervém junto da população idosa ao nível de respostas sociais com e sem alojamento ERPI (estrutura residencial para pessoas idosas), Centro de dia e SAD (Serviço de Apoio Domiciliário).

O contacto feito com a população é através da divulgação dos serviços da Casa de Lordelo, da realização de atividades abertas à comunidade e do envolvimento da rede de apoio informar da pessoa idosa, como familiares, amigos e vizinhança.