A 20 de novembro, no âmbito do 30º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças, a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos promoveu uma Tertúlia aberta a toda a comunidade subordinada ao tema “Ser Criança no Século XXI”. 

Com uma plateia bem preenchida por diversos participantes no Salão Nobre de Massarelos, os desafios da atualidade foram analisados por Honório Novo, Presidente da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) – Porto Ociental e pela Psicóloga desta autarquia Maria João Gonçalves. 

Houve um grande envolvimento de toda a comunidade, pela pertinência do tema. Na audiência estiveram membros das Associações de Pais, representantes da área da saúde, bem como membros da Assembleia de Freguesia e diversos responsáveis pelas Associações da UFLOM. 

O evento, inserido no Plano Anual de Atividades desta União de Freguesias, visou alargar a formação neste tema a todos os interessados, visto que os desafios com as crianças são de interesse geral à população. 

A iniciativa teve uma grande participação e debate de todos os envolvidos, onde se analisou até que ponto a legislação está enquadrada na atualidade e o que ser feito em prol da sensibilidade de toda sociedade para estas questões.  

Durante este dia, a comunidade infantil também foi envolvida neste tema, tendo a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos distribuído em todas as escolas um pequeno jogo para as crianças através desta atividade didática conhecessem os seus Direitos Universais.